terça-feira, 3 de janeiro de 2012

É fácil rotular, excluir

“Hoje eu sinto cada um no seu nicho, ai tu liga a tv, um cara jogou o outro do trem, porque o cara estava com a camisa de uma banda punk e o outro é heavy metal. O outro é heavy metal de esquerda e o outro é heavy metal de direita. Eu acho tão nonsense… música para separar as pessoas, é uma noção tão absurda na minha cabeça, já tem tantas coisas para separar as pessoas, classe social, time de futebol, ainda música os caras usam para isso?”
Humberto Gessinger


Começando com as palavras de um grande poeta, já levanto a questão: Por que as pessoas se dividem?
Por que cada grupo (que na maioria das vezes tem o mesmo objetivo) se acha melhor que o outro?
Como exemplo podemos citar a religião; o objetivo não é se aproximar de Deus? Pelo menos na teoria, é assim que deveria ser. Então por que há guerras religiosas? Por que uma religião "condena" e "rivaliza" com a outra? Religião deveria ser uma só, baseada na ideia de amor e respeito à vida, seja esta uma vida humana, de um animal ou das árvores que nos fornecem o principal para nossa sobrevivência.


O ser humano deveria abrir a mente e aceitar o próximo. Eu falo isso sem poder falar, pois tenho sim muitos preconceitos que surgem a partir das coisas que acredito e aprendi, e sei como é difícil tolerar algo que saia do padrão do que acreditamos. Mas falo isso porque gostaria de saber: Por que rotulamos e excluímos pela cor, sexualidade, classe social ou até mesmo, gosto musical?
Talvez porque somos mesmo definitivos, intolerantes e arredios. 
E sendo assim, tudo se torna dificil, sem graça. A felicidade está no amor que damos ao próximo, nas alegrias que compartilhamos.
Pra que deixar de conhecer a pessoa que talvez seja o amor de sua vida, por ela simplesmente ter outra raça, outra fé?



Nenhum comentário:

Postar um comentário