domingo, 17 de julho de 2011

O desafio do Brasil

O Brasil é uma país rico em recursos naturais, em diversidade, em produção, e até rico financeiramente. Mas por que a miséria ainda grita tão alto aqui, nos deixando no mesmo patamar que países da África?



São mostradas muitas faces da miséria em países subdesenvolvidos pelo mundo todo, mas ninguém mostra nossa realidade, a miséria que nos cerca todo o dia, em todos os lugares.
Há discursos de que o Brasil vai "ser" uma importante potência mundial, de que estamos caminhando muito bem e tantas coisas mais, porém, apesar de existirem recursos para sermos realmente uma potência mundial, o nosso lado social ganha nota zero. Um país desenvolvido é aquele que dá prioridade para a cultura e a educação, é aquele que auxilia seu povo, é aquele com melhor distribuição de renda e menor taxa de violência como exemplo a Holanda, que não é um país tão rico financeiramente mas é um país com igualdade e oportunidades. Aqui lamentavelmente as coisas cada vez pioram.
Dinheiro o país tem, e muito, falta uma boa administração. Afinal não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas sim, bem ou mal administrados.
É verdade que o Brasil é gigante, com muita coisa para ser controlada, mas não é para isso que existem tantos deputados e secretários?
Os erros administrativos são visíveis aos olhos até mesmo dos mais leigos, e estão no abandono das nossas fronteiras, no péssimo estado da educação pública, no descaso com a saúde dos mais necessitados, na justiça falha, na fome, na desigualdade, na falta de incentivo.


Temos alimentos suficientes para toda a população, e mesmo assim existem pessoas comendo do lixo.
Não adianta tapar o sol com a peneira e dizer que estamos nos desenvolvendo, porque desenvolvimento deve ser sinônimo de igualdade, mas aqui, raros são aqueles tratados com igualdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário