sábado, 16 de julho de 2011

A cultura ameaça

É isso mesmo que o título diz, a cultura ameaça. Ameaça regimes políticos, ameaça convicções religiosas, ameaça o controle da "massa", que deve ser sempre alienada.
A cultura ameaça porque não tem dono, não tem patrão, ela é livre para expressar qualquer coisa, de qualquer forma.
O Brasil é o cenário perfeito para falarmos de repressão à cultura, e pode-se começar falando da Ditadura Militar, uma "ideologia" que eu acredito ainda estar muito presente de certa forma na mente de nossos governantes, essa vontade de controlar, de manter o povo submisso e sem informação aproveitável. Nós ligamos a televisão e temos que ve-los tentando nos colocar garganta abaixo coisas como acidentes, mortes, vítimas; parece que a desgraça humana é interessante de se ver em um momento de descontração da família após o jantar. Acredito que a TV brasileira não é uma boa educadora para nossas crianças.
No nosso país também enquanto eles se preocupam em construir estádios milionários para a Copa do Mundo, nós estamos presos em casa, com medo de sair e não voltar. É o déficit da nossa educação. O certo seria construir escolas, bibliotecas, museus... Olhar para as crianças que estão indo pra rua, se marginalizando, se prostituindo, e não para o futebol.

Mas para que incentivar a educação e a cultura? As pessoas alienadas não ligam para o roubo do dinheiro público, para os gastos pessoais absurdos dos nossos deputados que são pagos com o dinheiro do nosso trabalho.
As pessoas alienadas acreditam em tudo que lhes é posto à frente, elas não duvidam, não perguntam, elas não ameaçam as tramóias feitas pelos nossos "líderes". Líderes políticos, Lideres religiosos, e até mesmo aquele patrão autoritário que todos já tiveram ou terão.

Porém mesmo vendo tanta coisa estranha e fora do lugar, ainda existem aqueles sonhadores que esperam um mundo com justiça, com igualdade, sem violência; mas só esperam, porque infelizmente 2 ou 3 formiguinhas não podem fazer muita coisa, é preciso o formigueiro inteiro! (não foi uma citação muito inteligente, mas foi o que me veio agora.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário